PASCOM - PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (ATUALIZADO)

Caso alguma vez já tenha ouvido falar sobre PASCOM, deve ter ficado curioso, não? Principalmente hoje, que estamos ouvindo esse termo com mais frequência em nossa comunidade. Mas o que será a PASCOM? Tem a ver com Páscoa? Com Paz? É apenas o povo que fica tirando fotos de tudo que acontece na igreja pra postar no Facebook?

A Pastoral da Comunicação (ou simplesmente PASCOM) nasceu da necessidade da Igreja Católica de comunicar-se, seja pelos meios impressos, pelos veículos como televisão e Internet, ou através das redes sociais.

Uma das funções da PASCOM é comunicar. Mas acredite, comunicar não é “só comunicar”. A comunicação que a PASCOM trabalha engloba a comunicação entre as pastorais e a comunicação das pastorais com a comunidade; de forma a INTEGRAR as pastorais, os movimentos, as pessoas, o pároco; procurando levar todos a anunciarem a mesma palavra de amor que Jesus nos anunciou.

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.

Todos nós devemos procurar espalhar a palavra de Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo. Logo, mesmo não fazendo parte efetivamente da PASCOM, cada um de nós tem o papel evangelizador quando agimos baseados no ensinamento “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). Mas a Pascom é quem auxilia nessa missão como facilitadora das relações, ajudando na construção de uma comunidade unida e fraterna, com crescente espiritualidade, na construção de um mundo melhor.

Atualmente a Pascom Cristo Rei conta com 13 (treze) membros, que se revezam na produção e publicação de artigos nos site, no WhatsApp, no facebook; sempre empenhados na missão que é própria de todos os cristãos, evangelizar.