A PARÓQUIA

Nossa História

Da busca de Deus o povo se organiza, era década de 60 e nasce aos poucos a Comunidade com o grupo de vicentinos da Conferencia Nossa Senhora Patrocínio, os moradores que se mobilizaram para conseguir um terreno, na Rua Itália 273.

Visando construir um salão para suas obras, festas e outros eventos arrecadaram recursos para construir um local para celebração das missas. Procuraram Dom João Resende Costa, então arcebispo que,  vendo o empenho da Comunidade designou provisoriamente Pe. João do Bairro Inconfidentes para celebrar as missas. Posteriormente, chegaram à comunidade o cônego Aleluia e o seminarista Carlos Pinto que assumiram as celebrações.

Com o passar do tempo o espaço foi ficando pequeno e o povo se mobilizou para a construção da Igreja aprimorando aos poucos o nascimento da Paróquia. E juntamente com este sonho a comunidade acolhe e vivencia a ordenação e posse do Pe. Carlos Geraldo Pinto de Oliveira o primeiro padre da Comunidade eram então 01 de novembro de 1969.

Pe. Carlos assume e forma uma comissão para construir a Igreja e a casa paroquial, com um salão deixando a comunidade mais estruturada com diversas pastorais e a Comunidade paroquial aos poucos só “precisaria definir os seus limites e o seu padroeiro”. Em 24 de maio de 1976 com o Decreto Nº 312 foi criada a Paróquia na Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração, após o desmembramento dos limites das paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Paulo da Cruz.

Com a Matriz quase pronta vem a eleição para o nome da Paróquia que foi feita em assembléia logo depois da sua criação primeiramente, cada paroquiano votou em qualquer nome. Em seguida, o 2º turno os paroquianos votaram nos nomes mais cotados da 1ª votação – Maria, Mãe da Igreja, Santa Rita de Cássia e Cristo Rei- sendo escolhido ao final Cristo Rei..